O passo começa o voo que vai do chão para o infinito. *Mário Lago

sábado, 19 de novembro de 2011

Lenda do velho Samurai


Era uma vez um grande Samurai que vivia perto de Tóquio. Mesmo idoso, dedicava-se a ensinar a arte zen para os jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o Samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos e ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez de tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final do dia, sentindo-se exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se. E os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade. E o mestre respondeu...
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? Perguntou o samurai.
- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos seus discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. 

A sua paz interior depende exclusivamente de você, as pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir... Respondeu o samurai.

"NINGUÉM LHE FERE SEM O SEU CONSENTIMENTO."


Texto e imagem : Pesquisa no Google, autoria desconhecida.

Seja como um samurai




Um samurai era um guerreiro com um código de conduta baseado em três pilares:


1-) Disciplina: Só é possível atingir um sonho quando se tem vontade necessária para tanto. Não basta entusiasmo, paixão, desejo. É preciso força e concentração também.


2-) Ética: Quando vamos em busca de algo que tem um verdadeiro significado em nossa existência, não existe necessidade de ferir ou pisar nas outras pessoas. Ao contrário, quanto mais respeitamos o caminho alheio, mais aliados encontramos em nosso caminho, e mais respeito teremos em troca.


3-) Coragem: Além da disciplina e da ética, é necessário entender que, apesar do medo, precisamos seguir adiante. Coragem não significa ausência de temores, mas sim a capacidade de não se deixar paralisar por eles.


Então, tome consciência de sua vida, e de que ela um dia acabará, entregue-se com mais alegria à vida, fazendo as coisas que sempre adia por não ter tempo, respeite os minutos preciosos que estão passando e que não voltarão jamais, desvendando e descobrindo horizontes que podem ser interessantes ou decepcionantes, mas que merecem pelo menos um pouco de seu esforço.




*Tsuramoto Tashiro
.

Nenhum comentário: