O passo começa o voo que vai do chão para o infinito. *Mário Lago

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Poesia Infantil


 A poetisa Zalina Rolim (1869-1961) escreveu o primeiro livro de Poesia Infantil, em 1897, chama-se "Livro das Crianças".

Até então, os poetas escreviam versos sem pensar na leitura infantil.
A partir da publicação deste livro de Zalina, é que surgiu a Poesia Infantil.
Hoje, os poetas estão mais atentos aos pequenos leitores e adentraram no fabuloso universo infantil.
 
Eis uma poesia do livro de Zalina Rolim:
 
Cuidados Maternais

Expor minha filhinha ao sol ardente -
Mamãe diz que é um perigo:
Quero sentar-me ao delicioso abrigo
Deste arbusto virente.

A sombrinha de seda cor-de-rosa
Torna a luz tão suave!...
No arvoredo palpita um ninho de ave
Sob a fronde cheirosa.

Meio-dia. Um barulho de água viva
Cortanto o fresco atalho
Do bosque, em fino leito de cascalho,
Marulhoso deriva.

Minha filhinha, a todo o encanto alheia,
Descansa em meus joelhos;
E nos seus lábios doces e vermelhos,
Leve sorriso ondeia.

Pesa-lhe o sono; já entreabre a custo
Os olhos sonolentos,
E adormecê-la assim exposta aos ventos,
Causa-me grande susto.

Tão melindrosa e frágil! Pobre anjinho!
Traz-me em perpétuo anseio...
Quem dera escondê-la no meu seio
Em faixas de carinho!...

E conservá-la assim - meu sonho eterno -
No íntimo do peito,
E de amor construir-lhe o níveo leito
No coração materno!...

Zalina Rolim

Maria Zalina Rolim Xavier de Toledo nasceu em Botucatu (SP), em 20 de julho de 1869.
Professora alfabetizadora, transferiu-se com a família para São Paulo em 1893.
Educadora, entre 1896 e 1897, exerceu o cargo de vice-inspetora, do Jardim da Infância anexo à Escola Normal Caetano de Campos, em São Paulo.
Escreveu para diversas revistas femininas e jornais como A Mensageira, O Itapetininga, Correio Paulistano e A Província de São Paulo.
Faleceu em São Paulo, em 24 de junho de 1961.


Obras:

1893 - O coração
1897 - Livro das Crianças
1903 - Livro da saudade (organizado nesta data para publicação póstuma)

Fonte de pesquisa:Internet, site da Unicamp. 

Nenhum comentário: